CICATRIZ ~ Escola Terra Batida

Um espaço de estudo eco-desorientado
Uma escola para aprender com fantasmas e feridas

Agregando a confluência de saberes multi-disciplinares que a plataforma Terra Batida tem vindo a praticar ao longo dos últimos anos, CICATRIZ — Escola Terra Batida conjuga práticas e poéticas para inspirar formas coletivas de resistência e concílio com um mundo em transformação.

Neste espaço de estudo coletivo atento às cicatrizes que resultam de feridas históricas estruturais e/ou que documentam cooperações interespécies, o grupo de participantes é convidado a tomar parte em atividades de reflexão, prática e fruição que tecem novos gestos e sensorialidades para interagir com o que nos rodeia. Cruzando os saberes do corpo com as perspetivas abordadas pela interseccionalidade das humanidades ambientais, CICATRIZ — Escola Terra Batida propõe novos modos de coabitação crítica, inspirados na colaboração solidária entre diferentes modos viventes.

A primeira edição do programa, com curadoria de Ritó Natálio e Margarida Mendes, decorreu entre 13 e 19 de setembro de 2025 no Espaço Parasita, com a participação de Olivier Marboeuf, coletivo Landra, Karen Shiratori, Margarida Mendes, Joana Levi, Amador Alina Folini, PROTESTO EXISTENCIAL (Silvio Lang, Quillen Mut, Ritó Natálio, Amador Alina Folini), Ritó Natálio e AFRONTOSAS.

A segunda edição, com curadoria de Ritó Natálio, regressa ao Espaço entre 17 e 20 de setembro de 2026 e reúne um conjunto de vozes que permeiam a ecologia decolonial, a coreografia expandida, o cinema experimental, a fabulação especulativa e os saberes afrodiaspóricos: Valentina Desideri, Cinema Fulgor/Sílvia das Fadas, Pedro Barbosa e Ritó Natálio.

2.ª ed. CICATRIZ — Escola Terra Batida. Design gráfico de Maura Grimaldi
2.ª ed. CICATRIZ — Escola Terra Batida. Design gráfico de Maura Grimaldi
2.ª ed. CICATRIZ — Escola Terra Batida. Design gráfico de Maura Grimaldi
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com Olivier Marbouef. © Associação Parasita
KAIPINTOG009CICATRIZ 034
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com coletivo Landra e Karen Shiratori. © Kai Pinto
KAIPINTOG009CICATRIZ 047
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com coletivo Landra e Karen Shiratori. © Kai Pinto
KAIPINTOG009CICATRIZ 015
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com coletivo Landra e Karen Shiratori. © Kai Pinto
IMG 6463
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com Amador Alina Folini e Pablo Quiroga Devia. © Associação Parasita
IMG 6326
1.ª ed. CICATRIZ - Escola Terra Batida. Sessão com PROTESTO EXISTENCIAL. © Associação Parasita

terrabatida.org

⌂ FICHA TÉCNICA

Um programa Terra Batida:
Curadoria (1.ª ed.): Ritó Natálio e Margarida Mendes
Curadoria (2.ª ed.): Ritó Natálio
Convidades (1.ª ed.): Olivier Marboeuf, Landra, Karen Shiratori, Margarida Mendes, Joana Levi, Amador Alina Folini, PROTESTO EXISTENCIAL (Silvio Lang, Quillen Mut, Ritó Natálio, Amador Alina Folini), Ritó Natálio e AFRONTOSAS
Convidades (2.ª ed.): Valentina Desideri, Cinema Fulgor/Sílvia das Fadas, Pedro Barbosa e Ritó Natálio
Assistência curatorial e mediação: Laila Algaves Nuñez
Produção executiva e administração: Associação Parasita
Design gráfico (1.ª ed.): Cláudia Lancaster, sobre desenho de Pablo Quiroga Devia
Design gráfico (2.ª ed.): Maura Grimaldi
Documentação em desenho (1.ª ed.): Pablo Quiroga Devia
Coprodução da sessão inaugural com Olivier Marboeuf (1.ª ed.): Choreolinguistic Salon (Centro de Estudos de Teatro — FLUL)