Matchundadi 2020

 

“Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau” é um livro de Joacine Katar Moreira que coloca em fricção o conceito de “matchundadi” e a política e o Estado guineenses.  A cultura da “matchundadi” contribui para a consolidação rígida de estruturas políticas hipermasculinizadas com um forte impacto na vida das pessoas e da participação política contemporâneas.

Passando pelas representações tradicionais da masculinidade (“matchu-étnico”), da sociedade colonial (“matchu-urbano”) e da luta de libertação nacional (“matchu-combatente”), a autora propõe uma órbita singular para pensar as dimensões da guerra, da colonialidade, da festa e do protesto na Guiné-Bissau.

Um convite para “estar em” política com toda a complexidade das relações e das escalas que a produzem e que muitas vezes são colocadas fora de uma política “a sério”.

.

ed._______, uma chancela composta por duas colecções – “Série” e “Sequência” -, resulta da colaboração entre o Teatro Praga e a editora Sistema Solar, com coordenação de Rita Natálio e André e. Teodósio,

A coleção “Série” divulga o património imaterial das artes performativas contemporâneas. A coleção “Sequência” organiza-se em livros temáticos oriundos de diversas disciplinas, que ofereçam uma reflexão sobre sistemas de poder e protesto na atualidade.

matchundadi rita natalio joacine katar moreira parasita 01

teatropraga.com/edicoes/

⌂ FICHA TÉCNICA

Uma edição: Teatro Praga / Sistema Solar (chancela ed._______, 2020)
Direcção da colecção: Rita Natálio e André e. Teodósio
Prefácio: Pedro Vasconcelos
Design: Horácio Frutuoso
Revisão: Helena Roldão

2020


24.09
Machundadi
com a presença de Pedro Vasconcelos e Daniel Neto
Lançamento / LuxFrágil