Série de palestras por artistas da cena internacional da dança contemporânea, publicada em formato podcast durante a temporada de 2023/2024, em inglês e português, numa co-produção entre os Estúdios Victor Cordon e a Associação Parasita.
Pretende-se dar conta da riqueza, diversidade e alcance do pensamento coreográfico atual, bem como dos muitos discursos a que a dança contemporânea tem dado origem, percorrendo uma variedade de questões que fazem da sua problematização um profuso campo de exploração e criação. A par da singularidade do trabalho de cada artista, são expostas linhas de pensamento em relação a questões de política na dança, coreografia social, dança e linguagem, processos de criação e respectivos produtos, e cognição das corporalidades. Em suma, dá-se a ouvir a voz de quem dança e faz dançar, mas que não menos questiona e faz pensar.
No primeiro episódio de Falar as Danças, a bailarina e coreógrafa inglesa Siobhan Davies lê-nos “Postcards from a life which dances” (Postais de uma vida que dança), um texto que escreveu exclusivamente para esta ocasião.
No segundo episódio desta série, o bailarino e coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin convida a artista, performer e influencer de Teresina, Neguxa Uau, para ler “A vida é a vida e a vida é babado”, um texto dele escrito a nosso convite.
No terceiro episódio de Falar as Danças, as artistwin deufert&plischke lêem-nos “Grand Opening” (Grande Abertura), um texto seu escrito a nosso convite.
No quarto episódio de Falar as Danças, recebemos o coreógrafo inglês Jonathan Burrows para nos ler vários textos que escreveu em anos recentes e que foram também compilados num livro publicado pela Varamo Press em 2022, intitulado “Writing Dance” (Escrever a Dança).
Neste novo episódio de Falar as Danças, o ensaísta e curador André Lepecki lê-nos um texto seu, intitulado “A disputa pelo movimento e o não-tempo da luta: um delírio em quatro movimentos”.
Neste novo episódio de Falar as Danças, convidámos os artistas Ana Borralho & João Galante a escrever e ler-nos um texto seu, intitulado “Quarto Escuro”.
Para o sétimo episódio de Falar as Danças, convidámos a investigadora e ensaísta Bojana Cvejić a ler-nos um excerto adaptado de um capítulo de livro em manuscrito, intitulado “We work with the materials that resist us” (Trabalhamos com os materiais que nos resistem).
Para este novo episódio da série Falar as Danças, convidámos a coreógrafa Ivana Müller a escrever e ler-nos um texto seu, intitulado “Thoughts on Togetherness”.
A série é publicada nas seguinte plataformas:
Spotify, Apple Podcasts, Pocket Casts, Radio Public, Castbox e Soundcloud.
A sua tradução (Eng/Pt) e legendagem pode ser acedida no YouTube.