AYVY YPY 2020

AYVY YPY/ ORIGEM DA LÍNGUA

O filme “Ayvy Ypy” /”Origem da Língua” de Alberto Álvares e Rita Natálio foi rodado na Aldeia Indígena Rio Silveiras no litoral de São Paulo. O filme compõe uma instalação intitulada “Fóssil”, onde a linguagem atravessa diferentes escalas e se expõe à sabotagem. Este projeto foi comissionado pela exposição Farsa no Sesc Pompeia em São Paulo.

Alberto Álvares é cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, é também ator, professor e tradutor de Guarani. Mora no Rio de Janeiro desde 2010, período em que começou a se dedicar ao audiovisual como realizador e formador. A imersão no universo do documentário em torno das questões indígenas resultou na realização de inúmeros filmes.

Farsa é uma exposição sobre linguagem, falência e ficção, que cruza a dimensão material dos discursos, o colapso do logocentrismo e a vital efabulação da vida. Ao aproximar as propostas experimentais das décadas de 60/70 e a produção de artistas que emergiram no século XXI, no Brasil e em Portugal, Farsa coloca ênfase no poder da linguagem mas também as estratégias de sabotagem ou desconstrução da mesma, em países que compartilham uma língua que foi simultaneamente fator de opressão e vetor de liberdade. Questiona as estratégias colonizadoras da unidade linguística que sublinharam a estrutura falocrática do português, e que apagaram as línguas africanas e dos povos originários. A exposição reúne artistas, escritores e criadores do Brasil e de Portugal.

Curadoria: Marta Mestre
Curadoria adjunta: Pollyana Quintella

origem da lingua rita natalio parasita 07
Still filme
origem da lingua rita natalio parasita 05
Vista da exposição "Farsa - Língua, fratura e ficção: Brasil-Portugal"/Sesc Pompeia Brasil. @Divulgação
origem da lingua rita natalio parasita 03
Still filme
origem da lingua rita natalio parasita 02
Still filme
origem da lingua rita natalio parasita 01
Vista da exposição "Farsa - Língua, fratura e ficção: Brasil-Portugal"/Sesc Pompeia Brasil. @Divulgação

⌂ FICHA TÉCNICA

Realização e colaboração: Alberto Álvares e Rita Natálio
Comissionado por: Farsa - Língua, fratura e ficção: Brasil-Portugal"/Sesc Pompeia Brasil
: