Conferência-dançada sobre os ensinamentos e práticas de Butô de Yoshito Ohno, pela sua aluna Ana Rita Teodoro.
Um dos pontos de partida desta pesquisa, foi a sensação que existe uma dominação importante da estética do butô e dos seus clichés (as figuras torcidas, pintadas de branco e de movimentos lentos) sobre os pensamentos e os processos que permitiram construir uma arte que abalou todo um contexto e uma época. O conhecimento geral relativo ao butô, é um conhecimento baseado nas imagens e na estética apresentada nas performances e que por isso, perpetua os seus clichés.
O meu encontro com o butô fez-se pela descoberta de Hijikata Tatsumi, Kazuo Ohno e do contexto artístico dos anos 60 em Tóquio. Apaixonei-me pela audácia das propostas artísticas, mas também pela maneira de “fazer e pensar a dança”. Esta paixão conduziu-me desde cedo a diversos estúdios de butô para participar em workshops, na Europa e também no Japão. E estas experiências, convenceram-me que a particularidade e riqueza do butô encontram-se nos seus processos de aprendizagem. Como por exemplo, na construção de um imaginário corporal composto de palavras e imagens e sobretudo na falta de modelos de movimento para copiar.
Com o desaparecimento progressivo da primeira geração de bailarinos de butô, pareceu-me urgente voltar aos seus estúdios e de recolher os seus modos de transmissão, de ensino. Dando atenção ao professor, ao seu modo de ensinar e dando atenção às modificações que ocorrem no corpo dos bailarinos-alunos.
Esta pesquisa procura assim, restituir os processos dinâmicos de fabricação de uma dança butô, para melhor se afastar de uma estética que parece por vezes fixa nos seus clichés.
Entre a multitude de estúdios e professores de butô que estão activos nos dias de hoje, concentrei-me nos cursos de Yoshito Ohno que tinham lugar até janeiro deste ano, data do seu falecimento, todas as terças e domingos no Kazuo Ohno Dance Studio de Kamihoshikawa no Japão. Eu participei nas aulas de Yoshito Ohno em três momentos: em 2008 numa primeira viagem; em 2015 durante dois meses e em 2016 durante 1 mês e meio.
Nesta conferência Your Teacher, please vou atravessar matérias da dança butô que me foram transmitidas por Yoshito Ohno no seu estúdio, a partir da minha experiência de aluna.