Your Teacher, please, 2018

Conferência-dançada sobre os ensinamentos e práticas de Butô de Yoshito Ohno, pela sua aluna Ana Rita Teodoro.

Um dos pontos de partida desta pesquisa, foi a sensação que existe uma dominação importante da estética do butô e dos seus clichés (as figuras torcidas, pintadas de branco e de movimentos lentos) sobre os pensamentos e os processos que permitiram construir uma arte que abalou todo um contexto e uma época. O conhecimento geral relativo ao butô, é um conhecimento baseado nas imagens e na estética apresentada nas performances e que por isso, perpetua os seus clichés.

O meu encontro com o butô fez-se pela descoberta de Hijikata Tatsumi, Kazuo Ohno e do contexto artístico dos anos 60 em Tóquio. Apaixonei-me pela audácia das propostas artísticas, mas também pela maneira de “fazer e pensar a dança”. Esta paixão conduziu-me desde cedo a diversos estúdios de butô para participar em workshops, na Europa e também no Japão. E estas experiências, convenceram-me que a particularidade e riqueza do butô encontram-se nos seus processos de aprendizagem. Como por exemplo, na construção de um imaginário corporal composto de palavras e imagens e sobretudo na falta de modelos de movimento para copiar.

Com o desaparecimento progressivo da primeira geração de bailarinos de butô, pareceu-me urgente voltar aos seus estúdios e de recolher os seus modos de transmissão, de ensino. Dando atenção ao professor, ao seu modo de ensinar e dando atenção às modificações que ocorrem no corpo dos bailarinos-alunos.

Esta pesquisa procura assim, restituir os processos dinâmicos de fabricação de uma dança butô, para melhor se afastar de uma estética que parece por vezes fixa nos seus clichés.

Entre a multitude de estúdios e professores de butô que estão activos nos dias de hoje, concentrei-me nos cursos de Yoshito Ohno que tinham lugar até janeiro deste ano, data do seu falecimento, todas as terças e domingos no Kazuo Ohno Dance Studio de Kamihoshikawa no Japão. Eu participei nas aulas de Yoshito Ohno em três momentos: em 2008 numa primeira viagem; em 2015 durante dois meses e em 2016 durante 1 mês e meio.

Nesta conferência Your Teacher, please vou atravessar matérias da dança butô que me foram transmitidas por Yoshito Ohno no seu estúdio, a partir da minha experiência de aluna.

Your techer please teodoro parasita 01
ⓒ Pi-Cheng Wang
Your techer please teodoro parasita 02
ⓒ Pi-Cheng Wang
Your techer please teodoro parasita 03
Your techer please teodoro parasita 04

⌂ FICHA TÉCNICA

Com o apoio: Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) – Bolsa de aperfeiçoamento Artístico, CND (Pantin, França) –Aide à la recherche et au Patrimoine en Danse, Devir-Capa (Faro) e o Kazuo Ohno Dance Studio (Kamihoshikawa, Japão)
Produção: Associação Parasita
Difusão Internacional: Louise Productions
Tradução para Inglês: Sabine Macher
Design do libreto: Isabel Lucena
Figurino: Olga Rego
Duração: 1h20

2020


22—24.09
Your Teacher, please
Ana Rita Teodoro
Festival Cumplicidades / Lisboa, Portugal

2019


29.05
Your Teacher, please
Ana Rita Teodoro
MCDJP, Maison Culturel du Japon à Paris / Paris, França

2018


31.08
Your Teacher, please
Ana Rita Teodoro
ADAM2, Hakka Cultural Park / Taipei, Taiwan
27—28.06
Your Teacher, please
Ana Rita Teodoro
CAMPING, CND / Pantin, França
26.06
Your Teacher, please
Ana Rita Teodoro
CAMPING, Les Subsistances / Lyon, França