Pensar a Audiodescrição
Pensar a Audiodescrição em Dança Contemporânea – uma experiência coletiva de formação e pesquisa
A audiodescrição (AD) é uma ferramenta de acessibilidade que consiste em descrever verbalmente uma obra para pessoas cegas ou com baixa visão. A AD em dança é muito desafiante, uma vez que a dança é em si abstrata, isto é, em geral, não existe nos espetáculos de dança um guia de texto ou uma dramaturgia linear que conduza o público. Que vocabulário escolher para descrever os movimentos, as ações complexas? Como invocar a sensação do movimento? A AD em dança tem especificidades que merecem ser trabalhadas em profundidade e, o diálogo aberto com artistas, coreógrafos, bailarinos, consultores cegos e instituições são uma mais valia para o trabalho de tradução com vista a uma AD.
Pensar a Audiodescrição em Dança Contemporânea pretende ser uma experiência coletiva de formação e pesquisa que envolve experimentação, partilha e um contacto directo com a dança no que diz respeito à sua prática, história e processo coreográfico. Será composta por 6 blocos:
- Aulas de história da dança com Daniel Tércio. Evocando quatro nomes de coreógrafos, teremos oportunidade de pensar os caminhos da coreografia e as formas de representação do corpo e, entender o modo como a dança e os objetos coreográficos desafiam as realidades sociais e dialogam com a diferença, com a diversidade, com os poderes instituídos, com o pensamento, etc.
- Assistir a aulas de dança nos Estúdios Victor Cordon (EVC) e no c.e.m. Observar, ouvir, recolher vocabulário e formas como a dança é dita e transmitida.
- Conferências de Acessibilidade para dar a conhecer diferentes estruturas que trabalham para uma maior integração e inclusão da diferença no espaço social e cultural e que, não diz apenas respeito à AD, mas a todo um contexto onde a AD se insere. Com Ana Marta Mendão (Access Lab), Fátima Alves (Locus Acesso) e Maria Vlachou (Acesso Cultura)
- Praticar dança contemporânea – as aulas pretendem ser ao nível de cada um/a e tem como objectivo proporcionar aos formandos a experiência do seu corpo em movimento, no espaço e em relação com os outros, assim como terem um contacto directo com bailarinos artistas como Mariana Rodrigues (bailarina com baixa visão), Vera Mantero (artista de referência para a dança contemporânea em Portugal), João dos Santos Martins e Piny (com o qual serão acompanhadas as suas criações).
- Ferramentas de audiodescrição em Dança, acompanhamento e apoio à escrita de dois guiões de AD com Valérie Castan (em francês com tradução simultânea para português) e com Eliana Franco. A AD será abordada como um laboratório de pesquisa, recorrendo-se a práticas de observação, escrita e oralização a partir da visualização de peças coreográficas.
- Acompanhamento das peças de dança de João dos Santos Martins na Culturgest (Lisboa) e da Piny no Teatro do Bairro Alto (Lisboa). Contempla tempo para conversa com os artistas, observação de ensaios, tempo de reflexão e escrita do guião AD, culminando em duas datas de apresentação com audiodescrição com recurso aos guiões escritos pelos formandos.
QUEM
Podem candidatar-se curiosos em AD ou em dança contemporânea, audiodescritores profissionais e pessoas cegas ou com baixa visão.
ONDE
Lisboa. C.e.m – centro em movimento, Culturgest, Espaço Parasita, Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo, Pólo Cultural das Gaivotas, Teatro do Bairro Alto
QUANDO
19 de fevereiro a 1 de março 2024 – 10 dias de formação comum
22 a 26 de abril – Trabalho em grupos para construção dos guiões, com acompanhamento de ensaios no Espaço Parasita
7 a 10 de maio – finaliza-se a escrita do guião AD depois de assistir ao ensaio geral e estreia da peça da Piny. Apresentação com AD a 11 de maio no Teatro do Bairro Alto.
15 a 18 de maio – finaliza-se a escrita do guião AD depois de assistir ao ensaio geral e estreia da peça do João dos Santos Martins. Apresentação com AD a 18 de maio na Culturgest.
Esta formação é gratuita e dependente do compromisso de participação dos candidatos escolhidos.
Candidaturas até 5 de janeiro de 2024.
⌂ FICHA TÉCNICA
Curadoria: Ana Rita Teodoro
Moderação: Joana Gomes e Márcia Lança
Com as práticas e saberes de: Ana Rita Mendão, Daniel Tércio, Eliana Franco, Fátima Alves, João dos Santos Martins, Maria Vlachou, Mariana Rodrigues, Piny, Valérie Castan, Vera Mantero
Produção executiva: Sofia Lopes | Associação Parasita
Administração: Lysandra Domingues | Associação Parasita
Design: José Costa Torres
Audiodescrição para as peças: de João dos Santos Martins e de Piny
Apoio em formação: c.e.m - centro em movimento, Estúdios Victor Córdon, O Rumo do Fumo
Apoio: Culturgest, Fundação GDA
Produção: Associação Parasita
Coprodução: Fundação GDA, LU.CA - Teatro Luís de Camões, São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Bairro Alto
A Associação Parasita é uma estrutura financiada pela: República Portuguesa – Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes no biénio 2023-2024.
2024
18.05
Sessão com audiodescrição da peça de João dos Santos Martins
Ana Rita Teodoro, João dos Santos Martins.
Culturgest.
11.05
Sessão com audiodescrição da peça da Piny
Ana Rita Teodoro.
Teatro do Bairro Alto.
19.02—01.03
Pensar a Audiodescrição em Dança Contemporânea | Formação
Ana Rita Mendão, Daniel Tércio, Eliana Franco, Fátima Alves, João dos Santos Martins, Maria Vlachou, Mariana Rodrigues, Piny, Valérie Castan, Vera Mantero.
Teatro do Bairro Alto.