Spillovers

 The desire to bring the real body violently to life in the words of the book (everything that is written exists).

Monique Wittig

Em 2020, foi encontrado um livro dentro de um poço. O poço estava, como muitas outras cavidades da vida, contaminado por atividades superficiais de monocultura intensiva. A sua água, tornada insalubre, havia secado por tempo indeterminado. Foi neste buraco seco, embora visceralmente marcado pela memória da água, que foi encontrada uma tradução de “Lesbian peoples: material for a dictionary” escrito em 1976 por Monique Wittig e Sande Zeig.

Ritó Natálio

*

Com design de Maura Grimaldi, o livro Spillovers constitui um dos vários desdobramentos da criação multidisciplinar de mesmo nome — que estreou como performance no Batalha Centro de Cinema em 2023 e como filme no 10.° Queer Porto (vencedor do Prémio Casa Comum) —, baseada numa expansão e invenção fabulada em torno da obra Lesbian peoples: material for a dictionary, escrito em 1976 por Monique Wittig e Sande Zeig.

O livro reúne o texto original da performance — um glossário transfeminista que guia a experiência desta comunidade imaginada de Spillovers, amantes que convocam o corpo, o erotismo e a experiência somática para lidar com a violência ecológica e, eventualmente, para produzir água — e toda uma rede de iconografias e textualidades que transbordam as cosmovisões desta comunidade inventada, com contributo da investigadora e ativista guarani Geni Núñez e desenhos de Odete e Josefa Pereira.

A obra foi selecionada pelo júri do Prémio Design de Livro 2025 para integrar o conjunto de 20 livros portugueses candidatos ao concurso internacional Best Book Design From All Over the World 2026, promovido pela fundação alemã Buchkunst. Em Portugal, encontra-se à venda na Livraria Aberta, Ler Devagar, Tigre de Papel, Livraria Travessa, Livraria das Insurgentes e Greta Livraria.

Spillovers de Ritó Natálio - Ilustrativo 1
Spillovers - Scan 2
Spillovers de Ritó Natálio - Ilustrativo 3
Spillovers - Scan 3
Spillovers de Ritó Natálio - Ilustrativo 2
Spillovers - Scan 1

⌂ FICHA TÉCNICA

Texto Spillovers: Ritó Natálio
Colaboração no texto: Amador Alina Folini, Josefa Pereira, Teresa Ves Liberta
Desenhos: Odete e Josefa Pereira
Vídeo stills: Aline Belfort, Patricia Black, Liz Rosenfeld
Texto “Ex-Crente, Ex-Mulher”: Geni Núñez
Design gráfico: Maura Grimaldi
Tradução para o inglês: Miguel Cardoso
Revisão: Colin Ginks
Assistente editorial: Laila Algaves Nuñez
Apoio a versões anteriores do texto: Pass the Mic! Decolonizing education through arts. Financiado pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, CREA 616850/2020 (2021), Create to Impact Network/Creative Europe da União Europeia e pelo Ministério da Cultura e Informação da República da Sérvia (2020)
Coprodução do projeto de performance (2023): Batalha Centro de Cinema, Associação Parasita
Apoio ao projeto de criação da performance (2023): Fundação Calouste Gulbenkian
Edição e produção: Associação Parasita
Produção executiva e administração: Associação Parasita / Sofia Lopes e Lysandra Domingues
Assistência de produção: Laila Algaves Nuñez
Impressão e acabamentos: Gráfica Maiadouro, SA
Depósito legal: 535849/24
ISBN: 978-989-33-6567-0