Com a curadoria de João dos Santos Martins, Ana Bigotte Vieira, Carlos Manuel Oliveira e Ana Dinger, o programa divide-se em três eixos, compreendendo um ciclo de eventos, um livro e uma exposição. Cada um destes eixos percorre o século XX e início do século XXI, problematizando à sua maneira (específica da sua medialidade) representações lineares do tempo, ecoando os restantes e dando a ver as danças e as suas histórias de diferentes perspetivas.
O ciclo de (re)performances, filmes e conversas, que constitui o primeiro eixo de dança não dança, conta com a colaboração institucional da Companhia Nacional de Bailado, da Escola de Dança do Conservatório Nacional, da Escola Superior de Dança e da Escola Superior de Teatro e Cinema.
Resultado de uma pesquisa iniciada em 2016, esta é a VII edição do projeto Para Uma Timeline a Haver – genealogias da dança como prática artística em Portugal.
(Re)performances, filmes e conversas
30 out 2023 – 04 fev 2024
Um século de história em dez sessões. Cada sessão apresenta uma obra coreográfica, um par, ou um conjunto de obras de tempos distintos. A maioria resulta de um processo de transmissão ou de trabalho de investigação original baseado em material documental escasso.
Livro-catálogo
2024
400 páginas que revisitam um século de Dança em Portugal, reproduzindo centenas de documentos entre fotografias, recortes de imprensa, partituras e notas, e reunindo um conjunto de textos entre ensaios encomendados, republicações e entrevistas exclusivas.
Exposição
07 nov 2024 – 25 feb 2025
Fruto de intensa pesquisa, a exposição parte de registos audiovisuais e materiais de arquivo para sinalizar episódios que influenciaram autores, práticas e instituições, transformando as ideias de dança e de corpo ao longo do último século.