© Nuno Direitinho

João dos Santos Martins (Santarém, 1989) é um artista cujo trabalho abrange várias formas como a coreografia, a exposição e a edição. Começou por estudar na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e concluiu os seus estudos entre o exerce, em Montpellier, e o Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro, em Giessen.
Desde 2008, tem articulado a sua prática entre a produção de peças e a colaboração como bailarino com outros autores como Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans e Xavier Le Roy. As suas peças são geralmente desenvolvidas em conjunto com outros artistas como em Antropocenas (2017), com Rita Natálio, e Onde Está o Casaco? (2018), com Cyriaque Villemaux e Ana Jotta.
Desde 2017, organizou o ciclo Nova—Velha Dança em Santarém, com espectáculos, workshops, conversas e exposições; criou, com Ana Bigotte Vieira, um dispositivo para a historicização colectiva da dança em Portugal — Para Uma Timeline a Haver — fundou um jornal — Coreia — dedicado a produzir discursos sobre as artes e os artistas em especial relação com a dança, e organizou o plano de estudos para o programa PACAP 4 (2020) do Forum Dança.